quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vereadora denuncia vida subumana no Aterro Sanitário

A vereadora Gerusa Sampaio (PDT), em discurso proferido na Tribuna da Casa da Cidadania, no horário do pequeno expediente, denunciou a falta de estrutura dos Badameiros para execução dos seus trabalhos no Aterro Sanitário de Feira de Santana.

Segundo a vereadora, essas pessoas são tratadas de forma desumana. “Não possuem equipamento apropriado para o serviço, às luvas são de tecidos, a maioria não usa uniforme, botas, óculos de proteção, recebem menos que um salário mínimo e ainda não têm direito a periculosidade”.

A vereadora disse que constatou esses problemas, mediante uma visita que a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, formada por ela, Ailton Araújo (PSDB) e Getúlio Barbosa (PP) fez, recentemente, ao Aterro Sanitário. A parlamentar declarou que ficou deprimida com a gravidade da situação. “Eu passei mal na tarde de sexta-feira, fiquei constrangida em ver tanto sofrimento e tanta dor”, reclamou.

Gerusa informou que a Comissão de Saúde fez questionamentos sobre os absurdos que estão acontecendo com os Badameiros, de acordo com a vereadora, a Cooperativa que representa essa classe disse que está passando por dificuldades. Partindo dessa premissa, a parlamentar informou que foi solicitado com urgência à direção da Entidade um ofício para buscar ajuda da Prefeitura. Em seguida, a vereadora deu seu parecer no caso. “Se, infelizmente, essa Cooperativa não tiver condições de realizar seu trabalho dentro dos padrões socialmente aceitos, ela deve ser substituída”, justificou.

Em aparte, o vereador Justiniano França (DEM), afirmou não ter certeza se a Prefeitura poderá atender as expectativas da Entidade, porém, ele lembrou que existe uma ONG, chamada Pangea, responsável pela inclusão da Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana – Coobafs no Programa da Petrobrás. “Essa ONG administra os recursos vindos da Petrobrás, eu não sei se ela está, realmente, assumindo seu papel como instituição fiel ao objetivo da Cooperativa, nós precisamos entender esse processo”, questionou.
Após o discurso de Justiniano, a vereadora Gerusa informou que a Comissão de Saúde conversou também com o presidente da ONG e estipulou um prazo para Entidade atender as exigências dos Badameiros, sobretudo, no que diz respeito ao equipamento básico de trabalho: luvas, botas, uniforme, óculos de proteção, entre outros.

A parlamentar finalizou seu pronunciamento, enfatizando que espera contar também com o acompanhamento da Comissão dos Direitos Humanos no processo de investigação e na busca de providências que atendam a classe menos favorecida do Aterro Sanitário de Feira de Santana.


Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana (ASCOM)


Obs.: A imagem acima postada, é puramente ilustrativa. Não representa o aterro sanitário visitado pelos vereadores.

Entre em contato com a Vereadora Gerusa Sampaio:
Tel: 3223-8714
E-mail: ver.gerusasampaio@cmfs.ba.gov.br
Postado por Milayne Lanayra (Assessoria da Vereadora Gerusa Sampaio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário